Stetic Cris

sábado, 18 de setembro de 2010

Mensagens de Auto-Estima!!!

 
SPA DA ALMA  - DICAS DE SUCESSO  “SAIA DA LETARGIA"
Corpo físico x Alma:
Introdução: Tome os cuidados necessários para manter o corpo em forma, mas cultive também a qualidade da alma independente de religião, para o seu crescimento pessoal e profissional.
  1. Faça sua caminhada, mas vá também atrás de sua felicidade e alegria
  2. Não esqueça do alongamento antes e depois, mas alongue a paciência e o respeito
  3. Com o tempo pratique corrida,mas corra depressa para o perdão e o carinho
  4. Faça academia, ginástica e musculação, mas fortaleça a caridade e o amor esquecendo as ofensas
  5. Faça natação, mas use os braços para muitos abraços de apoio e valor ao próximo
  6. Dance para a vida, para energizar a alegria e o grande amor a todos que passarem por você
  7. Pratique a ioga do perdão e diga sem preconceito a todos que tem o prazer de conviver: EU TE AMO
  8. Previna-se de doenças,vacine-se contra a vaidade pessoal, egoísmo e mentiras. Quando você aprende a perdoar a doença some
  9. Faça dieta para eliminar os kilos do ódio, inveja e magóas.Elas envenenam a alma e o corpo
  10. Amenize as rugas combatendo a tristeza, clareando a alma de amor, energia e sorriso
  11. Procure a cirurgia plástica, lipoaspirando as toxinas do medo e promovendo uma renovação intíma. Cada um vê a beleza pelos seus olhos
  12. Com esta academia da vida, conquistamos o verdadeiro amor, conhecimento e sabedoria reconhecida.Acredite em você, com a luz e energia das suas mãos, você tem o dom de levar a beleza, relaxamento, levantar a auto estima de quem lhe procurou.
Aprendi ano passado que entre ter razão e ser feliz, eu prefiro ser feliz e fazer a todos os que me rodeiam mais felizes.
Este é o SPA viver bem.Venha conhecer e desfrutar dessas técnicas que promovem equilíbrio e bem estar, e estão melhorando a qualidade de vida de todos.Está é a receita para um corpo saudável e uma alma sadia.
Um grande beijo no seu coração e um abraço de almas companheiras de profissão.
Sucesso e Felicidades.                                            

Você Sabe Aproveitar a vida ? E Acredita em Você

ESTA MENSAGEM É PARA VOCÊ REFLETIR NO INICIO DO ANO QUE SE INICIA, ELA  SERVE PARA MEDITAR COM UMA MÚSICA DE FUNDO, PARA LER AO ACORDAR E SOBRETUDO, PARA ALIVIAR OS MOMENTOS DE FRAGILIDADE PELOS QUAIS PASSAMOS. O OBJETIVO É PROMOVER A PAZ NO SEU ÍNTIMO, PASSAR UM BÁLSAMO NA SUA ALMA.
 ESTRATÉGIAS MENTAIS 

“O QUE FAZER DE DENTRO PARA FORA”

1- PENSE sempre de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, troque-o por outro ! Para isso, é preciso muita disciplina mental.
2 - NÃO TENHA MEDO de nada e de ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações. Tenha fé em si mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo. Dê para si mesmo !
3 - EVITE SE QUEIXAR. Quando você reclama atrai para si toda carga negativa de suas palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado começa se materializar quando nós lamentamos.
4 - RISQUE a palavra “culpa” do seu dicionário. Não se permita essa sensação pois, quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para negatividade.
5 - NÃO DEIXE que interferências externas tumultuem seu cotidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isso é contagioso. Sintonize-se com gente positiva e alto astral.

6- NÃO SE ABORREÇA com facilidade nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Seja serena e, quando quiser explodir, conte até dez.
7- VIVA O PRESENTE. O ansioso vive no futuro. O rancoroso vive no passado. Aproveite o aqui e o agora.
 “O QUE FAZER DE FORA PARA DENTRO”


1 - A ÀGUA PURIFICA. Sempre que puder vá à praia, ao rio ou à  cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro,de olhos fechados, imagine seu cansaço físico e mental e que toda a carga negativa está indo embora abaixo.
2 - ANDE DESCALÇA, na terra de preferência. Em casa, massageie os pés com um creme ou escalde-os em água morna e um pouco de sal para se descarregar.

3 - MANTENHA CONTATO com a natureza. Tenha em casa pelo menos um vaso de plantas e cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas aos animais funciona como relaxante natural.
4 - OUÇA MÚSICA, cante e dance. A música nos faz sentir vivos e abre o nosso canal da alegria. E sempre que puder, livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um dia. Conheça novos lugares e novas pessoas. Viva a vida!
 “A MÚSICA NOS FAZ SENTIR VIVOS E ABRE O NOSSO CANAL DA ALEGRIA . E, SEMPRE QUE PUDER, LIVRE-SE DA ROTINA, CONHEÇA NOVOS LUGARES E PESSOAS!”


Aromas que Seduzem

Banhar-se em parceria com os aromas pode equilibrar as emoções, trazendo energia, calma, relaxamento e paz de espírito!
Trabalho, correria, má alimentação, falta de atividade física e falta de tempo para si mesmo nos provocam certos “efeitos colaterais”, como ansiedade, cansaço e estresse.Sendo assim, é preciso um cuidado especial para que possamos aproveitar tudo da melhor forma possível.
Como a aromaterapia pode ajudar? Ela pode nos ajudar muito
Dica é usar e abusar dos escalda pés, pois, além de ser altamente eficaz e ter rápidos efeitos, este tratamento traz uma sensação de alivio aos nossos pés cansados que nos sustentam e nos levam para todos os lugares, e quase não lhes  damos o carinho que eles merecem (você já pensou nisto?)
Óleos Recomendados:
Alecrim:Para esgotamento mental, ansiedade, problemas circulatórios, edemas e câimbras
Laranja: Para estimular e oxigenar pernas cansadas dando um efeito cítrico ativador
Lavanda: Contra estress, insônia e depressão
Preparo: Em uma grande bacia higienizada com gel higienizante, coloque água morna em quantidade sufuciente para cobriri pelo menos o tornozelo. Pingue 10 gotas do óleo essencial recomendado ou, se for usar os três óleos, utilizar 3 gotas de cada. Coloque  os pés no recipiente, coloque uma musica de mar ou cachoeira, feche os olhos, mentalize você numa cachoeira ou mar, se preferir, levando o seu cansaço e o seu estresse, te energizando e dando muita luz as suas pernas e ao seu corpo. Deixe que a terapia faça efeito. Quando a água esfriar, enxugue os pés e faça uma lenta massagem nos pés e pernas com creme de massagem ativador com óleo de capim limão que lembra limpeza, leveza, alivio e ânimo para pés secos com rachaduras, cutículas e unhas ressecadas ou gel de alecrim e arnica para edemas e alivio da dor.
Banhos com Óleos Aromatizados
Os mesmos já citados no escalda pés para o banho ou utilizar a nova coqueluxe do momento dos Spas do mundo. O óleo de uva, mais conhecido como vinhoterapia, que alivia a preguiça, cansaço e estresse trazendo coragem, auto confiança e bom humor, pois ele estimula a seratonia, o hormônio da felicidade, alegria e amor.
Preparo: Se tiver banheira dependendo do tamanho, pingue de 20 à 30 gotas do óleo aromático. Do contrário, encha um recipiente com água morna (pode ser com a própria água do chuveiro), despeje 10 gotas do óleo aromático e no final do banho comum, despeje as gotas e jogue no corpo todo, deixando a água cair devagar.Nas duas situações, feche os olhos e sinta a água lavando o corpo e renovando suas energias.
A aromaterapia também pode ser utulizada em aromatizadores de ambiente, como sprays ou difusores, que podem ser elétricos ou à base de vela, mais conhecido como Réchaud
Preparo: Em um vaporizador coloque água e 20 gotas de óleo aromático e borrife pelos ambientes da sala de estética, salão, recepção, banheiros e casa, personalizando assim o seu ambiente de trabalho ou o seu lar. Se for no difusor colocar 6 gota e deixar evaporar.
Dica importante para você colega de beleza:
Podemos com os óleos aromáticos potencializar e ganhar grande diferencial profissional, utilizando os óleos nas argilas Rosa, Branca e Verde em mascáras  capilares para hidratação e leave-in, creme facial e corporal para massagem personalizada, gel para aliviar cansaço e ação oxigenante e cicatrizante. Mas principalmente finalizando massagem anti- estress corporal, facial e capilar, com toalhas quentes aromáticas ou pedras energizantes aromáticas ou frias vasoconstrutora e firmadora, ou até utilizando os cristais aromáticos. Também podemos utilizar após a depilação, banhos clareadores e SPA das mãos e pés.
Resumo:
Os aromas chegam pelo nariz, tocam fundo e diretamente o coração. Alguns deles fixam-se eternamente em nossa lembrança.
Sucesso
By Kátia S. Nunes 

Massagem Havaiana Lomilomi!!!







Prof.a Kátia S. Nunes
Tel.:
(21) 2729-5132 / 2601-6552
E-mail:
katiasilvanunes@gmail.com
Massagem Havaiana Lomilomi
Como se estivesse em alto mar. É assim que se sente quem recebe a massagem havaiana ou Lomilomi. Além de um relaxamento profundo dos músculos, através da manipulação dos tecidos e do sistema músculo-esquelético,
Introdução
Como se estivesse em alto mar. É assim que se sente quem recebe a massagem havaiana ou Lomilomi. Além de um relaxamento profundo dos músculos, através da manipulação dos tecidos e do sistema músculo-esquelético, a massagem havaiana libera os bloqueios e gera energia. Atua também nos sistemas linfático, imunológico, respiratório, digestório e circulatório, com estímulos que reequilibram e tonificam.
Mas não é só !
A técnica também promove o retorno venoso e a liberação de toxinas. Em nível mental e emocional, o sistema nervoso central e a consciência são ajustados. Em nível espiritual, a harmonia é conseguida entre o corpo, a mente e a alma.
Os longos movimentos da massagem misturam-se com a melodia polinésia transformando-se em uma dança alegre na mesa de massagem. O grande potencial do Lomilomi está em tornar o cliente consciente de seu próprio corpo com a qualidade do toque especial um ambiente seguro do templo. Nesta Massagem o profissional utiliza as mãos, o braço e o antebraço, envolvendo o corpo do cliente como um todo, tendo os limites terapêuticos bem demarcados. Sempre é uma vivência muito especial acompanhar as pessoas desse modo tão amável. A dança massagem faz também que o massagista entre em um profundo contato consigo mesmo.
A tradição
Segundo um mito polinésio, os havaianos aprenderam a massagem observando os movimentos das ondas do mar. Assim a massagem é feita em movimentos progressivos, alternado os fortes com os suaves. Acreditam os havaianos que imitando o movimento das ondas é possível buscarem o equilíbrio e a harmonia no organismo (lokaki). Ainda segundo a tradição, o massoterapêuta precisa se concentrar para fazer a massagem porque é necessário um estado de transe espiritual para que se consiga atingir a harmonia.
A massagem havaiana existe há mais de dois mil anos. Era usada, inicialmente, na Polinésia e no Havaí como uma forma de iniciação dos adolescentes na fase adulta. Uma espécie de “rito de passagem”, a massagem era realizada pelos kahunas (“pajem”) das tribos ou aldeias, que treinavam os membros de cada família para que esta tradição fosse transmitida de geração em geração.
Em havaiano, “lomi” significa esfregar, amassar, massagear. À primeira vista, o Lomilomi parece ser uma versão polinésia da massagem européia ou clássica, e está baseada no deslizamento e amassamento dos tecidos frouxos (pele, músculos, fáscia, periósteo, entre outros). Com músicas típicas ao fundo, o terapeuta corporal realiza movimentos ondulares com o antebraço e a base do punho, como se estivesse ‘dançando’ sobre o corpo do massageado. Durante o ritual, é utilizado o óleo natural de kukui (típico de Havaí) misturado aos óleos de buriti e macadâmia.
A Técnica
Ela é uma técnica “circulatória” no sentido de que move os fluidos corporais (sangue, linfa e intersticial), diferente das técnicas orientais que em princípio usam “pontos de pressão” (nervos e meridianos) para mobilizar a energia. Embora a idéia dos pontos energéticos - tonificação e sedação - esteja implícita em muitas manobras, Lomilomi está baseada no deslizamento e amassamento do tecido conjuntivo, e por isso, requer óleo ou algum tipo de lubrificação sobre a pele.
Tradicionalmente, no Havaí, Lomilomi repousa sobre a aplicação de óleos vegetais, ervas e água do mar como técnicas de tratamento. Sempre em contato com a pele, as mãos vão transmitindo um amor incondicional para a pessoa em sua totalidade. Músculos e tecidos conectivos são alongados em comprimento e largura, favorecendo o tônus e a flexibilidade muscular. A pele se delicia com um saudável brilho, as juntas enrijecidas são liberadas, a circulação é estimulada e os órgãos internos são gentilmente manipulados no sentido de melhorar a relação de funcionalidade entre eles.
Pedras quentes e “lomi sticks” (pequeno bastão para massagem) são ferramentas comuns. Para os havaianos, a saúde sempre foi considerada a partir de uma visão integral do ser humano, em harmonia com seu corpo, sua família, a sociedade e o meio ambiente. Neste contexto a massagem tem o objetivo de restabelecer o estado natural de graça e gratidão pela vida, que se traduz como saúde no sentido mais amplo da palavra.
 

Massagem Zen...



Introdução
O método aperfeiçoa resultados pela combinação de técnicas, promovendo uma grande sinergia de ações e potencializando o resultado final. A capacidade de diferentes técnicas funcionarem de uma forma integrada, como componentes de um tratamento estético, principalmente de um diagnóstico preciso e direcionado as alterações relacionadas a ele. Exemplificando um tratamento de modelagem corporal, avaliaremos o tratamento com um todo, de forma a atingir as várias etapas de suas alterações. É uma abordagem conjugada do tratamento dos vários fatores comuns que comprometem a estética integral, desde sua correta avaliação de estresse.
O que é Zen?
É uma sessão de massagem feita em dupla, ao som de músicas temáticas, utilizando equipamentos de massagem. Baseada nos princípios da massagem oriental, seu objetivo é reduzir o estresse, ativar a circulação periférica, relaxar a musculatura e diminuir as tensões musculares, restaurando e revitalizando a saúde do corpo por inteiro, trazendo maior integração corpo e mente. Seja para cuidar do corpo ou da mente, as massagens oferecem uma grande variedade de benefícios para quem se deixar tocar. Quem resiste a uma boa massagem? Com mãos mágicas, terapeutas das mais variadas áreas podem fazer verdadeiros milagres, trazendo benefícios para o corpo e para a mente de seus clientes.

Massagem no Rosto

Benefícios: Alivia as dores de cabeça; Tranqüiliza a mente; Reduz a congestão nasal.
Dica: A massagem deve ser feita com a polpa dos polegares e não com as pontas dos dedos, num movimento suave sobre o rosto.
Massagem no Pescoço

Benefícios: Relaxa os músculos, melhorando a flexibilidade; Diminui a freqüência das dores de cabeça; Melhora a circulação sanguínea.
Dica: Seja cauteloso ao manipular esta região, pois é bastante sensível.
Massagem na Cabeça

Benefícios
: Reduz a tensão e a ansiedade; Estimula o crescimento do cabelo; Alivia as dores da cabeça.
Dica: A manipulação deve ser feita com delicadeza, para evitar que o couro cabeludo fique dolorido.
Massagem nos Ombros

Benefícios
: Ajuda a eliminar a tensão nos ombros, melhorando a flexibilidade; Alivia a insônia; Melhora a circulação sanguínea.
Dica: Na manipulação com o polegar, use a polpa e não a ponta dos dedos, para que as unhas não machuquem a pele.
Massagem nos Braços
Benefícios: Melhora a circulação sanguínea; Aumenta a flexibilidade das articulações; Fortalece as mãos e alivia a rigidez; Reduz a tensão.
Dica: Tenha cuidado ao manipular a região do cotovelo, pois é muito delicada.
Massagem nas Mãos

Benefícios:
Melhora a circulação sanguínea; Aumenta a mobilidade das articulações; Fortalece os dedos, protegendo-os da osteartrite.
Dica: Nunca massageie articulações inchadas ou inflamadas.
Massagem no Peito

Benefícios
: Abre as vias respiratórias, permitindo uma respiração mais calma e profunda; Melhora a circulação sanguínea; Libera as emoções reprimidas que se acumulam nessa região.
Dica: Essa é uma das regiões mais delicadas do corpo. Portanto, tenha cautela com o procedimento que deve ser lento e suave.
Massagem nas Costas

Benefícios
: Reduz o estresse, produzindo uma sensação de relaxamento; Alivia a insônia; Relaxa os músculos tensos; Aumenta o tônus muscular.
Dica: A região das costas é a maior área com que você vai trabalhar, mas também é a área que o massageado tem menos acesso. Assim, se notar algum nódulo ou pinta com aparência estranha, avise a pessoa que está sendo massageada, para que ela possa tomar as providências devidas.
Massagem no Abdome

Benefícios: Alivia a tensão que normalmente se acumula nessa região; Melhora problemas digestórios; Aumenta o tônus muscular.
Dica: Se a pessoa massageada estiver com a bexiga cheia, deve ir ao banheiro antes da massagem abdominal.
Massagem na parte Posterior das Pernas

Benefícios
: Melhora a circulação sanguínea; Alivia a tensão e cãibras. Reduz a fadiga muscular; Alivia a tensão na região lombar.
Dica: Tenha cuidado com as veias varicosas (varizes). Apenas deslize suavemente as mãos espalmadas sobre elas.
Massagem nos Pés

Benefícios: Melhora a circulação sanguínea; Reduz o inchaço; Alivia e previne cãibras; Aumenta a flexibilidade dos tornozelos e dos dedos.
Dica: Se a pessoa massageada for diabética, não faça esses procedimentos. Apenas massageie os pés delicadamente, deslizando as mãos.
Massagem na parte Anterior às Pernas

Benefícios: Melhora a circulação sanguínea; Aumenta a flexibilidade; Reduz a fadiga muscular; Aumenta o tônus muscular.
Dica: Tenha cuidado com as veias varicosas (varizes). Apenas deslize suavemente as mãos espalmadas sobre elas.
Banhos com Ervas Aromáticas

Se não cuidar bem de você e do seu cliente, o cansaço somado a poluição, pode trazer sérias conseqüências ao seu corpo e a sua mente. Reserve o direito de relaxar, de se cuidar, e, principalmente, oferecer ao seu cliente os banhos relaxantes, revigorantes, grandes auxiliares nos protocolos de beleza. Os banhos com Ervas Aromáticas são grandes aliados no relaxamento do corpo e da mente, para que seja aproveitado ao máximo deve ser realizado por um período de 20 a 30 minutos; a temperatura da água é de 32 graus.


Protocolo
Coe uma parte das ervas e reserve.
Escolha as ervas de sua preferência (mínimo de 3 máximo de 5) e monte Saches (tule).

- Em uma cubeta coloque óleo neutro 25ml e 3 colheres de sopa do pó das ervas.
- Faça a higienização corporal e facial, com loção de limpeza (lauril).
- Passe as ervas com óleo no corpo e promova esfoliação com sache em movimentos rotatórios suaves.
- Retire o excesso (caso necessário).
- Banho de imersão, ôfuro ou hidromassagem, coloque o sache dentro da banheira e solicite que a cliente se auto-massageie com o mesmo, podendo ser colocado, pétalas de rosas e velas aromáticas, se o cliente desejar deixe de 20 a 30 minutos.
- Passe o cliente para a maca e promova massagem Zen, com toalhas aromáticas e cristais vitalizantes (rosto e coluna) como vocês poderão observar a seguir.


Os Banhos de Ervas são grandes aliados para um relaxamento perfeito. Ofereça sempre em 20 minutos a cliente conseguirá um relaxamento perfeito e muito benéfico.
As ervas são encontradas em farmácias ou em casas de produtos naturais. Faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho.


As Ervas e seus Benefícios

CAMOMILA - Os resultados desse banho você nota imediatamente, pois ele dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa em sua pele. Para aproveitá-lo, ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e brilhantes.
HORTELÃ - Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.
ALFAZEMA - O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois você já sai dele suavemente perfumada. Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce.
SÁLVIA - Erva de efeito antiinflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.
FLOR DE LARANJEIRA - O banho com esta erva dá a gostosa sensação de frescor e descanso. A flor da laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
MELISSA -Também conhecida como erva cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.

Coloque as ervas em um pedaço de gaze grande ou tule, feche, misture uma colher de sopa de óleo neutro e faça uma renovação celular, primeiro no rosto, de baixo para cima depois, trabalhando bem a coluna. Se tiver uma banheira ou ôfuro despeje o conteúdo na gaze ou tule, as ervas na água morna que levantará um aroma super agradável e inebriante, agradando também no visual do cliente, vendo estas ervas boiando na água, se possível ofereçam um chá de hortelã com camomila à cliente. Se não tiver banheira ou ôfuro ou for atender em domicílio amarre o saquinho abaixo do bocal do chuveiro, para a água cair no corpo com o aroma das ervas.



Litoterapia - O Poder dos Cristais
A crença na força dos cristais é antiga. Conta a lenda que os sábios de Atlântida, para preservar seus conhecimentos sobre a saúde, transmitiram-nos para as pedras. Escritos em sânscrito mostram que, por volta do ano 400 a.C., os astrólogos indicavam seu uso para neutralizar o efeito negativo dos planetas sobre o mapa astral. Entre os índios norte dos Estados Unidos, acreditava-se que era possível ver o futuro através dos cristais. Nas civilizações grega e romana, eles eram usados como talismãs para atrair saúde e virtude, enquanto na Índia antiga, eram colecionados pelos reis para se protegerem do mal. Os cristais começaram a se formar há milhões de anos. Compostos por átomos, que atraem as moléculas ao seu redor, são condutores e amplificadores de energia e, por isso, usados na fabricação de produtos de alta tecnologia, como fibras óticas, chips de computadores e relógios. Pelo mesmo motivo, são empregados metafisicamente para meditação, energização corporal e de ambientes. Os átomos movimentam-se em diferentes freqüências em cada pedra. Isso faz com que elas transmitam diferentes tipos de energia. Dizem os especialistas que a melhor forma de escolhê-las é por atração ou impulso.

Depois de ganhar ou comprar um cristal
- Prepare uma vasilha com água e sal grosso e mergulhe a pedra inteira. Deixe-a lá por 24 horas. A função do sal é neutralizar a carga negativa e restaurar a harmonia e o equilíbrio do cristal.
- Lave-o em água corrente e deixe secar ao sol por cerca de duas horas para potencializar sua energia.
- O próximo passo é programar a pedra. Os cristais são capazes de transmitir diversos tipos de sensação.
- Programe seu cristal de acordo com a função específica que ele terá. Por Exemplo: para acalmar, harmonizar, atrair prosperidade, amor, saúde, etc.
- De uma cliente para outra eu lavo bem com sabão neutro e higienizo com gel higienizante. O resultado final após a massagem é fantástico.
SUCESSO.

Terapias Alternativas Associada aos Banhos Energéticos

Cromoterapia e Cromofilaxia:
Tratamento pelas cores de acordo com o cliente e tratamento com lâmpadas e lenções. Utiliza a cor para tratar problemas mentais, emocionais, e físicos e restaurar a saúde e a harmonia. A cor pode ser usada de formas muito diferentes. Algumas terapeutas a combinam com a Aromoterapia e a Musicoterapia.
Azul: Atua no sistema respiratório e esquelético. Altamente calmante a cor mais natural e usada no mundo todo. Simboliza mar calmo, tranqüilidade, quietude, céu energia cósmica de toda luz e todo o começo da vida. Usado na estética para tratamentos calmantes e anti-stress corporal para clientes extremamente estressados e ansiosos e na acne e banhos integrais.
Facial: Para peles sensíveis, alérgicas, vermelhas com cooperose.
Capilar: Para Psoríase capilar e integral caspa, seborréia e queda.
Lilás, Violeta e Roxo: Atua no sistema psicossomático, retenção hídrica, tensão pré- menstrual, lipodistrofia ginóide. A cor de mais pura energia do cosmo foi considerada a cor da transmutação e da liberdade, adequada para captar e dissolver energias imperfeitas e a cor da força interior. Operante do amor, misericórdia, compaixão e afasta energias negativas. Usado para clientes com problemas de depressão, perda, desemprego e problemas emocionais.
Verde: Atua no sistema gástrico, fase aguda do stress, peles congestionadas. Cor da saúde, revigorante usado para doenças em gerais muito usada em acne e dermatite, fungos, psoríase e regeneração de tecido.
Amarelo e Laranja: Atua no sistema linfático, circulatório e sistema motor e trofismo muscular. A cor do intelecto, do estudo, estimula absorção da mente e é purificante de ambiente. Utilizada para clientes esgotados emocionalmente e com problemas de memória, esquecimento e stress psicológico.
Vermelha: Atua no sistema muscular, estrias, fadigas, trofismo muscular.É estimulante usada para clientes apáticos, sem energia com Ptose Tissular (Flacidez Integral) e celulite e gordura localizada e energia sexual em baixa. Altamente revigorante. OBS.: Pode utilizar a cor durante todo o tratamento. Ou só nos Banhos como utilizei nas fotos.
Aromoterapia Aplicada aos Banhos Energéticos
A utilização dos Óleos Essenciais Aliados à Massagem Anti-stress.
Ativa o sistema Olfativo e desencadeia um efeito Miorelaxante. Seu efeito psicomático traz benefícios ao cliente com um todo pelas suas propriedades específicas. Os Óleos Essenciais são extraídos das plantas e concentram propriedades riquíssimas, reconhecidos desde a antigüidade. A Aromoterapia enriquece os tratamentos estéticos, atuando de forma eficaz, além de proporcionar bem estar físico e mental. Atua no sistema libido através do olfato. Na estética começou ser estudado em 1960, por Judith Jackson. Óleo Essencial de Lavanda: Foi considerado o óleo essencial universal, usado em todos os tratamentos integrais e conhecidos desde dos tempos da nossa avó como alfazema, tem alto efeito relaxante, anti-stress e é o que mais eu utilizo nos tratamentos Zen.

Bio Música
Benefícios da música para o equilíbrio psíquico-fisico.
A música tem efeito fisiológico direto no cérebro das pessoas, incrementando o volume sanguíneo, diminuindo e ajudando a estabilizar o ritmo cardíaco e a baixa a pressão sanguínea. Combate o nervosismo; Combate cefaléias, insônias, stress; Auxilia o bom funcionamento fisiológico; Torna mais lenta aprofunda respiração.


Exercícios respiratórios antes de ouvir a música:
# Inspire em quatro segundos;
# Retenha durante quatro segundos;
# Expire em quatro segundos;
# Retenha durante quatro segundos.
Dar preferência à músicas orquestradas, tais como: Zamfir, Richard Cleidman, Enya, Kitaro, Sarah Brighttman, Andréa Bocelli, Celine Dion, Kenney G., entre outros, incluindo os grandes clássicos imortais.



¨Se o homem necessita da ginástica para manter o corpo em bom estado, a alma também necessita dessa ginástica, que é a música, a ginástica da alma¨. Platão

Regulamentação do Profissional Esteticista!!!

Portal da Câmara dos Deputados Federais
http://www2.camara.gov.br/

Projeto de lei 959/2003

PROJETO DE LEI Nº 959, DE 2003
Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Técnico em Estética e de Tecnólogo em Estética.

O Congresso Nacional decreta:
 
Art. 1º Esta lei regulamenta das profissões de Técnico em
Estética e de Tecnólogo em Estética. Art. 2º Podem exercer a profissão de

Técnico em Estética:

I – os possuidores de diplomas de nível técnico em estudos
com concentração em Estética ou Cosmetologia, expedidos no Brasil, por escolas oficiais ou reconhecidas na forma da lei;
II – os possuidores de diplomas de nível técnico em estudos
com concentração em Estética ou Cosmetologia ou equivalentes, expedidos por escolas estrangeiras e que forem convalidados no Brasil, de acordo com a legislação em vigor;
III – os que, na data da entrada em vigor desta lei, tenham
exercido, comprovadamente, durante um período mínimo de dois anos, a atividade de Técnico em Estética;
IV – os que, na data da entrada em vigor desta lei, estejam
exercendo, comprovadamente, a atividade de Técnico em Estética, desde que apresentem documento relativo à aprovação em exame de competência para o exercício da profissão, emitido por instituição que esteja oferecendo curso de nível técnico na área de Estética ou de Cosmetologia, devidamente credenciada pelo órgão público de educação.
Art. 3º Podem exercer a profissão de Tecnólogo em Estética:

I – os possuidores de diplomas de nível superior em estudos
com concentração em Estética ou Cosmetologia, expedidos no Brasil, por escolas oficiais ou reconhecidas na forma da lei;
II – os possuidores de diplomas de nível superior em estudos com concentração em Estética ou Cosmetologia ou equivalentes, expedidos por escolas estrangeiras e que foram convalidados no Brasil, de acordo com a legislação em vigor.

Art. 4º Compete ao Técnico em Estética atuar nas seguintes
atividades, dentre outras:

I – higienização e limpeza de pele;
II – tratamento de acne simples com técnicas cosméticas;
III – esfoliação corporal, bandagens, massagens cosméticas, banhos aromáticos e descoloração de pêlos;
IV – drenagem linfática corporal;
V – massagem mecânica, vacuoterapia;
VI – eletroterapia para fins estéticos;
VII – depilação eletrônica ou sem uso de equipamentos eletrônicos;
VIII – máscaras de face, do pescoço e do colo;
IX – maquilagem;
X – tratamento das mãos e dos pés;
XI - hidratação corporal;
XII – atividades inerentes às competências e habilidades adquiridas nos estudos com concentração em Estética ou Cosmetologia
ministrados por escolas oficiais ou reconhecidas na forma da lei.

Art. 5º Compete ao Tecnólogo em Estética, além das
atividades descritas no artigo anterior:

I – a direção, a coordenação, a supervisão e o ensino de
disciplinas relativas a cursos que compreendam estudos com concentração em Estética ou Cosmetologia, desde que observadas as leis e normas regulamentadoras da atividade docente;
II – o treinamento institucional nas atividades de ensino e de
pesquisa nas áreas de estudos com concentração em Estética ou Cosmetologia;
III – a auditoria, a consultoria e a assessoria sobre
cosméticos e equipamentos específicos de estética;
IV – a elaboração de informes, de pareceres técnicocientíficos,
de estudos, de trabalhos e de pesquisas mercadológicas ou
experimentais relativos à Estética e à Cosmetologia, na sua área de atuação;

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


Para acompanhar o PL 959/2003, siga as instruções

• Entre no endereço abaixo
http://www2.camara.gov.br/proposicoes

• Coloque o número do Projeto de lei : 959
• Coloque o ano : 2003
• Clique em pesquisar
• Nessa página você obtém todas as informações sobre O PL
• Ao final da página cadastre-se para receber as informações direto em seu e-mail, basta seguir as instruções na página.



História da Estética - Madame Klotz

A preocupação com a aparência remonta a milhares de anos antes de Cristo, quando antigas civilizações se adornavam, maquiavam e usavam plantas, óleos e perfumes. No entanto, é em Cleópatra (69 a.C. a 30 a.C.) que encontramos uma referência de sedução, vaidade e busca pela beleza. Em diversas literaturas encontramos referências de que a rainha do Egito usava argilas, óleos aromáticos e banhos de leite de cabra e jumenta.
A beleza foi sendo reverenciada através dos tempos, como o uso de pós de arroz que davam à pele uma aparência de porcelana e os batons vermelhos que evidenciavam a boca nos anos 20. Mas como surgiu a Estética no País?

A história da profissão de Estética no país teve inicio na década de 50 através de Anne Marie Klotz, que nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, no dia 21 de julho de 1914, filha de pais franceses que após um período no país retornaram a França.
Em 1951, acompanhando seu marido Jean Pierre Klotz, Anne Marie chega ao Brasil com seus três filhos, dois meninos e uma menina, trazendo na bagagem técnicas de Estética aprendidas na França e apesar da dificuldade com o idioma, começou a trabalhar em casa atendendo só as amigas.
 Em pouco tempo as técnicas empregadas se tornaram um sucesso e o apartamento ficou pequeno para tantos clientes, assim nasceu na Rua Raimundo Correia, em Copacabana o instituto de beleza “France-Bel”, que entre os anos de 1954 e 1955, transformou-se em curso e laboratório. Todo material teórico trazido da França por Mme Klotz, traduzido para o português por seu marido Jean Pierre, foi adaptado e registrado nos Ministérios da Educação e Saúde. O Curso foi transferido da Rua Raimundo Correia para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, por onde passaram grandes nomes da estética como Maria Celina Meireles, Antônia Maria e Waldtraud Ritter Winter, entre outros. 
A princípio os produtos cosméticos eram trazidos da França, pois não havia equivalentes no Brasil, mas com a ajuda e o trabalho de um químico criou a linha de produtos France-Bel.
As primeiras esteticistas usavam aparelhos de eletroterapia franceses, mas devido ao grande número de alunas, tornou-se necessário fabricá-los no Brasil e mais uma vez com a ajuda de seu marido, foi criada a primeira empresa de aparelho do Brasil, a Vigilex, possuindo em sua linha os aparelhos: Desincrustabel, Vacuobel e Fluxobel (alta freqüência).
Mme Klotz era incansável na busca de informações, participava de congressos e fazia constantes viagens a Paris em busca de novos conhecimentos e além dos cursos de face, cosméticos, maquiagem, manequim e vinho, novos cursos foram oferecidos como tratamentos para o corpo entre outros.
Criou a Federação Brasileira de Estética e Cosmetologia – FEBECO, afiliada a federação mundial.  Anne Marie Klotz ou Mme Klotz como era mais conhecida, voltou para se aposentar em Paris no ano 1981
No dia 06 de janeiro de 2010, em Paris, Mme Klotz faleceu aos 95 anos. Acreditando que a morte não é o fim, mas o recomeço e que Mme Klotz cumpriu sua missão, inclusive como precursora de uma profissão tão importante para o equilíbrio físico, mental, espiritual e social dos indivíduos, lhe enviamos energias em forma pensamentos de alegria, paz e gratidão. OBS: Todas as informações, assim como a foto, foram recebidas através de nosso site www.esteticistasunidos.com, pela filha de Mme Klotz, Chantal Delorme.

Terapia com Bambus e Cristais!!!

Bambu e Cristais 
 

Bambuterapia

Sabemos que o bambu é uma planta, “primo da grama”, pode atingir até trinta metros de altura, tendo mais de 200 variedades, com grande abundância no Equador e no Brasil, sendo típica de clima tropical. Ele é rico em minerais e açúcares e a parte mais volumosa produz as lágrimas do Bambu; ele é ecologicamente correto depois de plantado. O Bambu leva seis meses para atingir quinze metros de altura e se renova anualmente. Os benefícios do bambu já são pesquisados há 30 anos.
Esta técnica foi criada pelo fisioterapeuta francês, Gill Amsallem, e apresentada por este, no Brasil, em agosto último, no Congresso de Estética no Rio de Janeiro. virando moda na estética, com grande sucesso nas clínicas de estética e Spas. A grande vantagem do bambu é que suas formas - rolos e varetas - modelam o corpo e revitalizam o rosto. Vitaliza, acalma, relaxa a musculatura; o efeito na circulação é sensacional, já que o bambu estimula os pontos e zonas reflezas dos pés, mãos e rosto.
Os Bambus escorregam, rolam, giram nos relevos musculares, modelando o corpo, e promovendo um bem estar integral. A grande vantagem: o profissional não se cansa tanto, pois coloca o peso do bambu no corpo. Outro fator positivo, é que o bambu é encontrado em vários lugares.


Equilíbrio através da Energia dos Cristais

Lembre-se de respirar ritmicamente e corretamente, imaginando uma faixa de luz que vai passando por cada cristal em cada chakra, emitindo uma vibração equilibradora.

Você pode imaginar essa luz do alto para baixo e vice-versa, podendo demorar mais em um ou outro chakra que você achar necessário, imagine que a luz desce tirando a energia negativa, trazendo uma energia positiva, harmonizando todos os chakras.

As pedras e cristais de forma geral servem para meditação. Você pode usá-los para absorver suas propriedades terapêuticas, colocá-las dentro do seu raio de visão para obter enfoque mental. Também podemos depô-las sobre os chakras com o objetivo de recarregá-los de energia.

Desde os tempos da pré-história, as pedras vem fascinando a humanidade, as escavações arqueológicas realizadas no mundo demonstram que em todos os lugares o homem sempre colecionou pedras preciosas e que sua beleza fascina. Através dos séculos as pedras concentram a energia que quando direcionadas para conscientização e a realização trazem paz de espírito e inúmeros benefícios físico, mental e emocional.

Relação entre Chakras e os Cristais

7º Chakra – Centro da Coroa
Pedra:: Violeta e branco
Canalização de energia cósmica aspectos espirituais da humanidade.
6º Chakra – 3ª Visão
Pedra: Índigo, ametista, calcitaótica
Percepção interior, visualizar e compreender conceitos mentais
5º Chakra – Garganta
Pedra: Algas marinhas, fluorita
4º Chakra - Coração
Pedra: Rosa, Verde
Amor a todos os reinos da natureza. Aventura para a vida.
3º Chakra – Inferiores
Pedras: Citrino, topázio verde

Quem é você dentro do universo, prazer e expansividade, consciência da universalidade da vida.
2º Chakra – Púbico
Pedras: calcita, laranja, pedra da lua.
Qualidade de amor ao sexo oposto. Concessão e recebimento do prazer físico, mental e espiritual.
1º Chakra – Centro do Cóccix
Pedras: hematita, jaspe, turmalina negra
Qualidade de energia física e vontade de viver
Ação das Pedras
Ametista
O seu nome vem do grego Amethystos que significa “não Bêbado”. Os gregos acreditavam que essa pedra protegia contra a nostalgia, maus pensamentos, acreditavam também que essa pedra podia transformar maus pensamentos em otimismo, libertando-nos de falsos amigos. A ametista exerce efeito calmante sobre o coração e os nervos, melhorando a capacidade de concentração.
A ametista cuida e protege a pele e impede a queda do cabelo.
Sodalita
A sodalita fortalece os nervos, clareia o intelecto, ajuda na dissolução de antigos padrões de pensamentos, proporcionando confiança e força para defender o próprio ponto de vista.

Água- Marinha

A água-marinha penetra de maneira muito regeneradora e rejuvenecedora na aura e na alma, melhorando as depressões e fortalecendo a autoconfiança. 

Quartzo Rosa

Incentiva o amor. A unakita atua sobre o corpo para restauração do equilíbrio (yin e yang) tem propriedade calmante e diminui as perturbações psicossomáticas.
O quartzo rosa proporciona suavidade, carinho, amor e nos ajuda a curar as feridas do coração, é um grande revitalizante facial.

Citrino

O citrino – abertura de novos caminhos.
O citrino aproxima-se da força do sol e abre os corações e as almas para coisas novas. torna-nos mais compreensivos para com as outras pessoas.

Calcita Alaranjada

Inspiração e memorização, a calcita laranja como poderosa pedra energizante, penetra em todo o nosso corpo, permite reconhecer situações intuitivas.
Turmalina-Preta
Funciona como pára-raio de influxos negativos.
É umas das mais poderosas pedras para o nosso corpo e alma. Durante a meditação ou equilíbrio dos chakras, a turmalina preta deverá ficar entre os pés ou joelhos.

Jaspe

O Jaspe vermelho fazia parte das pedras mais valiosas da antigüidade e foi até mesmo mencionado nas revelações da bíblia entre os Judeus. O jaspe tinha um significado muito importante.Acreditavam que o jaspe protegia contra as moléstias femininas e lhes proporcionavam uma gravidez harmônica.
Liberação, desoneração de cargas altas de consciência de responsabilidade. Reconhecimento, liberdade, sono tranqüilo, senso de segurança.
Observação
Podemos utilizar cremes ou óleos aquecidos e óleos essenciais.
O bambu também pode ser aquecido em manta térmica, saunas ou toalhas quentes, pois o seu efeito é de grande analgesia e profundo relaxamento.
Contra-Indicações (Bambuterapia)
- Neoplasia (Câncer)
- Infecções Agudas
- Trombose
- Insuficiência Cardíaca
- Estados Febris
- Alterações na Pele (tumores e feridas)
- Problemas Renais
- Diabetes


Protocolo de Atendimento
Esta técnica permite que o profissional crie e use a imaginação para potencializar e inovar as técnicas já existentes, tornando-as personalizadas.
Iniciamos a massagem pela higienização do corpo e do rosto do cliente - frente e costas -com o cliente em decúbito dorsal.
Começamos pelos pés com deslizamento superficial. Pernas, coxas, quadril, trabalhando bem a coluna, trapézio, nuca e em seguida trabalhamos o bambu de baixo para cima os dois pés, pernas, coxas, coluna e trapézio.
Sem perder contato trabalhamos a esfera de ametista, rolando de baixo para cima dos pés a nuca, a esfera ajuda a cliente liberar as tensões acumuladas em partes do corpo.
Viramos a cliente em decúbito ventral, trabalhamos deslizamento superficial dos pés ao rosto  e couro cabeludo.
Em seguida, trabalhamos o bambu do dorso do pé lateral, perna, coxa, abdome, braços, mãos, trapézio e nuca, finalizando no rosto, modelando as foxias musculares com esfera de ametista trabalhamos o mesmo sentido dos pés ao rosto.
Finalizamos harmonizando as pedras nos chakras.
Temos a possibilidade de trabalhar com o bambu na posição em forma de “L”, com a técnica de lipomodelagem plus, modelando o corpo e a face. Um diferencial que garante sucesso e resultado em seus tratamentos, agregando valor ao trabalho da profissional esteticista.

Crioterapia na Estética!!


A crioterapia também utilizada na finalização de tratamentos estéticos corporais se apresenta como um recurso terapêutico valioso, mas com pouco embasamento teórico, por parte da maioria dos profissionais da saúde e beleza. O frio é um estado caracterizado pela diminuição de movimento molecular. O termo crioterapia é utilizado para descrever a aplicação de modalidades de frio que têm uma variação de temperatura de 0ºc a 18,3ºc. Durante a crioterapia o calor é retirado do corpo e absorvido pela modalidade de frio, fazendo com que o corpo, responda com uma série de respostas locais e sistêmicas. A magnitude desses efeitos está relacionada com a temperatura da modalidade, a duração do tratamento e a superfície exposta ao tratamento. Os efeitos locais da aplicação de frio incluem vasoconstrição e diminuição da taxa metabólica, da inflamação e da dor. Na estética corporal é indicado como coadjuvante nas terapias para flacidez dérmica e gordura localizada. Muitos dos sinais para a identificação do frio se originam nos receptores periféricos, porém esses sinais ajudam a controlar a temperatura corporal, principalmente, através do hipotálamo. Entretanto, a área do hipotálamo que eles estimulam não é a área pré óptica, mas sim, uma área localizada bilateralmente no hipotálamo posterior, aproximadamente, ao nível dos corpúsculos mamilares. Os sinais termostáticos provenientes da área pré óptica também são transmitidos para essa área posterior do hipotálamo. É aí que os sinais provenientes da área pré óptica e os sinais provenientes da periferia corporal se combinam, para produzirem as reações do corpo destinadas a produzir calor ou perder calor. O mecanismo global para o controle térmico do hipotálamo é denominado termostato hipotalâmico. Quando o termostato hipotalámico constata que a temperatura corporal está excessivamente fria, adota procedimentos apropriados destinados a reduzir ou aumentar o calor.
A temperatura do corpo é regulada quase inteiramente, por mecanismos nervosos de retroalimentação e quase todos eles operam, através dos centros reguladores da temperatura localizados no hipotálamo. (Kitchen, 2003).
A pele possui receptores tanto ao frio quanto ao calor. Entretanto, existem muito mais receptores ao frio que receptores ao calor; de fato, até dez vezes mais em algumas partes do corpo. Portanto, a identificação periférica da temperatura se reIaciona principalmente com a detecção de temperaturas frescas e frias, que com a identificação de temperaturas quentes. Quando a pele é esfriada sobre todo o corpo, são invocados efeitos reflexos imediatos para reduzir a temperatura do corpo, de várias maneiras: (1) fornecendo um poderoso estímulo para causar calafrios, com consequente aumento na produção de calor corporal, (2) inibindo o processo da sudorese, se já estiver ocorrendo e, (3) promovendo vasoconstrição cutânea para reduzir a transferência de calor corporal para a pele. O centro do calor na área pré-óptica do hipotálamo desempenha um grande papel na prevenção dos hiperaquecimentos do corpo, enquanto que, os receptores frios em muitas áreas do corpo, especialmente na pele, desempenham papéis muito importantes na prevenção das temperaturas corporais baixas. (Cabral, 2005).
No estado frio, o mecanismo termostático adota exatamente esses procedimentos:
Vasoconstrição Cutânea - Em todo corpo, causada por estimulação dos centros simpáticos hipotalâmicos posteriores.


Piloereção - Isto é , os pelos “ficam em pé”. Obviamente, este efeito não é importante no ser humano, porém nos animais inferiores, a projeção vertical dos pelos encarcera uma espessa camada de ar isolante perto da pele, de forma que a tranferência de calor para o meio ambiente é grandemente deprimida.


Aumento na produção de calor por causar: (a) calafrios, (b) excitação simpática da produção de calor e, (c) secreção de tireoxina. Esses fatos exigem uma explicação adicional, como veremos a seguir.
Centro Motor Primário
Localizada na porção dorsomedial do hipotálamo posterior, perto da parede do terceiro ventrículo, existe uma área denominada, o centro motor primário, para os calafrios. Esta área é inibida normalmente por sinais de calor provenientes da área termostática pré óptica para calor. Porém é acionada por sinais de frio
provenientes da pele e da medula. É ativado e transmite impulsos, através de trajetos bilaterais, para baixo ao tronco cerebral, para as colunas laterais da medula e, finalmente, para os motoneurônios anteriores. Esses impulsos não são rítmicos e não produzem o verdadeiro tremor muscular. Em vez disso, eles aumentam o tônus dos músculos esqueléticos em todo o corpo. Quando o tônus se leva até acima de um certo nível crítico, observa se o início dos calafrios. Isso resulta provavelmente do mecanismo de oscilação por retroalimentação do reflexo de distensão dos fusos musculares. Durante o máximo de calafrios, a produção de calor corporal pode aumentar em até 4 a 5 vezes em relação ao normal.
Tanto a estimulação simpática quanto a epinefrina circulantes no sangue podem causar um aumento imediato no metabolismo celular; esse efeito é denominado termogênese química e admite se resultar, pelo menos parcialmente, da capacidade da epinefrina em desacoplar a fosforilação oxidativa, como resultado do que terá que ocorrer mais oxidação de substâncias alimentares para haver produção da energia necessária para a função normal do corpo. Portanto, o metabolismo celular aumenta.
Aumento Hormonal
Do hipotálamo também aumenta a produção do hormônio neurosecretor denominado hormônio liberador de tireotropina. Esse hormônio é carreado, através das veias portas hipotalâmicas para a adenohipófise, onde estimula a secreção do hormônio tireoestimulante estimulante. Por sua vez, o hormônio tireoestimulante estimula uma produção de tireoxina, pela glândula tireódide. A maior quantidade de tireoxína gera um aumento na taxa do metabolismo celular em todo o corpo. Entretanto, esse aumento no metabolismo ocorre imediatamente, mas leva várias semanas para que a glândula tireóide se hipertrofie, antes de alcançar seu novo nível de secreção de tireoxina. Além disso, o efeito estimulatório contínuo do frio sobre a tireóide, provavelmente pode explicar a incidência muito maior de bócios tireoidanos tóxicos, em pessoas que vivem em climas mais frios que naquelas, que vivem em climas mais quentes. História do Frio
O interesse da ação terapêutica do frio pela medicina remonta à antiguidade. Há 2.500 anos a.C., já havia informações nos papiros egípcios, que as feridas eram tratadas com o uso de compressas geladas, bem como as fraturas de crânio. (Antunes, 2006).
A origem da crioterapia remonta à Antiguidade, onde Hipócrates, já revelava indicações do frio em pacientes com quadros inflamatórios, utilizando mecanismos antagônicos com finalidade de produzir analgesia no pós-cirúrgico. Dominique Jean Larrey, médico de Napoleão Bonaparte, realizava em soldados, amputações menos dolorosas, em temperaturas abaixo de 0ºc. Em 1946, Schaubel, um conhecido médico americano, relatou pela primeira vez, os efeitos fisiológicos provocados pela ação do gelo. Esta observação foi baseada em estudos monográficos sobre o tratamento do controle nociceptivo em tumores metastáticos, e redução do quadro álgico em pacientes operados. Outro pesquisador conhecido como Atlen, realizou o primeiro trabalho experimental para investigação do efeito no metabolismo com a redução da temperatura local, durante um reimplante da pata de animal traumatizado, provocando a diminuição do risco de gangrena e choque (Rodrigues, 2002).
Temperatura Corpórea
A temperatura corpórea é controlada por um centro localizado na região pré-óptica do hipotálamo anterior. A diminuição da temperatura é a primeira resposta fisiológica do organismo ao resfriamento, ocorrendo de forma localizada e imediatamente após aplicação do gelo, levando a uma redução do metabolismo celular. Este efeito proporciona à célula um menor consumo de oxigênio, levando a uma maior sobrevida durante o período de isquemia ou diminuição parcial da circulação, evitando dessa forma, a hipóxia secundária e, consequentemente, a morte celular. Segundo pesquisa de Blair em cachorros, o consumo de oxigênio varia de acordo com a diminuição da temperatura. A 37ºc uma célula apresenta um consumo máximo de oxigênio (100%), sendo que a 15ºc, a sua necessidade reduz a 10% com relação ao CO2 (gás carbônico), um dos mais importantes metabólitos do organismo, vão existir alterações que tornarão escassa a sua concentração, promovendo aumento do tônus vascular e diminuição do seu diâmetro, ou seja, uma vasoconstrição. (Mense, 2002).
A terapia fria também age na redução da dor, do edema, da resposta inflamatória e das perturbações circulatórias. Uma das suas principais funções no sistema circulatório é a redução do fluxo sanguíneo, devido à vasoconstrição. Esta ocorre por um estímulo das fibras simpáticas e a diminuição da pressão oncótica e da permeabilidade da membrana que levam a uma redução do edema. (Rodrigues, 2002).
Após aplicação do gelo, segundo Knight (2000), o fluxo sanguíneo pode permanecer diminuído numa variação de vinte minutos, a duas horas, dependendo da região em que foi aplicada a crioterapia. Quando realizada em locais com grande aporte sanguíneo, o reaquecimento torna-se mais rápido, em contrapartida, quando utilizada a terapia fria em regiões onde o fluxo sanguíneo é deficitário, há a necessidade de um tempo mais longo para que ocorra o reaquecimento.
O gelo também apresenta efeitos fisiológicos quando utilizado no sistema músculo-esquelético, principalmente nas patologias neurológicas. A queda da temperatura promove uma diminuição da ação muscular e um relaxamento dos mesmos, favorecendo a redução da espasticidade, pois ocorre queda da força de contração, devido ao seu efeito direto sobre o fuso, o que leva a uma redução da sensibilidade fusal e do reflexo tendinoso. Isto ocorre porque o resfriamento limita a velocidade de condução nervosa das fibras Ia e II, além de inibir o motoneurônio gama, diminuindom, dessa forma, o arco reflexo miotático. Já nas doenças ortopédicas a crioterapia reduz o espasmo muscular, através do bloqueio do ciclo espasmo/isquemia/dor. Este mecanismo se dá, devido ao aumento do limiar da dor e a diminuição da velocidade de condução nervosa, que beneficiam o alongamento muscular, e em contrapartida, favorece a redução da extensibilidade do tecido conectivo, proporcionando uma menor flexibilidade muscular. (Knight, 2000).
Após um trauma, inflamação ou degeneração de partes moles, as células mesenquimatosas indiferenciadas tendem a migrar para o local do trauma e se diferenciam de forma gradual em fibroblasto. Estes se deslocam ao longo das camadas de fibrina, multiplicam-se e desenvolvem organelas, que produzem colágeno que vão se distribuir de maneira aleatória no tecido frouxo. No trauma e na inflamação, a terapia fria atua, prevenindo o extravasamento sanguíneo, levando a uma menor quantidade de fibrinas e a uma menor síntese de colágeno, minimizando a aderência. Uma vez que a imobilização pós-trauma também contribua para o aumento da síntese de colágeno, o gelo pode atuar reduzindo o tempo de imobilização.
Crioterapia (Terapia Fria)
A terapia fria (Crioterapia) abrange diversas técnicas que utilizam o frio em suas várias formas físicas, ou seja, líquida, sólida e gasosa. Dentre elas: aplicação de gelo ou compressas geladas, massagem com gelo, água fria corrente sobre uma queimadura, criocinética, crioalongamento, banhos em água fria, criocirurgia, hipotermia corporal, antes de cirurgias de grande porte e sprays refrigerantes, e na estética a bandagem crioterápica. A crioterapia é utilizada para a retirada de calor do corpo. Esta induz os tecidos a um estado de hipotermia com uma redução da taxa metabólica local, promovendo desta forma, uma diminuição das necessidades de oxigênio pela célula, preservando-a e permitindo que ela possa se recuperar sem maiores danos. Portanto, os objetivos da crioterapia referem-se à condição de preservação da integridade da célula do tecido lesado, possibilitando assim, uma reparação mais rápida e com menos danos estruturais.
A crioterapia pode ser definida como a terapia pelo frio. Ela abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma, líquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases), com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo, induzindo a um estado de hipotermia, para favorecer uma redução da taxa metabólica local, promovendo uma diminuição das necessidades de oxigênio pela célula. Para que seja atingido o resfriamento muscular em indivíduos magros, necessita-se de um tempo curto, sendo que em obesos o período de aplicação deve se prolongar. Isso reflete que o tecido adiposo serve como isolante térmico, dificultando o resfriamento do mesmo. É aplicada ao corpo, através de métodos como: spray, bolsa de gelo, compressas, criomassagens, aparelhos de frio e imersão (Andrews, 2000; Knigth, 2000).
Modalidades de Aplicação
A terapia fria é realizada num corpo através de várias maneiras. Na modalidade conhecida como spray, é utilizado um gás inerte, não explosivo e inflamável que serve para aplicação tópica no controle da dor, modificando a entrada sensorial do estímulo nociceptivo, limitando-o. As bolsas de gelo, que são recipientes fechados com gelo picado, raspado ou partido, servem para patologias diversas, onde existem lesões profundas. É considerada uma das técnicas crioterápicas mais eficientes, por ser de fácil produção e aplicabilidade. Já as compressas, que são menos eficazes que as panquecas, agem na redução da temperatura de um tecido superficial. A criomassagem, bastante conhecida e utilizada terapeuticamente, promove um resfriamento e inibição das fibras livres. Os dispositivos, conhecidos como aparelho de gelo, consistem de um reservatório que mantém a água no estado sólido e líquido, ou de uma unidade que resfria líquido, são apropriados para favorecer o resfriamento da área a ser tratada (Andrews, 2000; Knigth, 2000; Rodrigues, 2002; Lianza, 2001).
Outra maneira de utilização da terapia por subtração é a imersão. Ela consiste do emprego de um recipiente ou turbilhão com água gelada e gelo, a fim de que a temperatura decresça, até o nível desejado. É uma técnica de uso mais segmentar, como em extremidades (mão, pé, cotovelo e braço), mas também pode ser utilizada em grandes áreas do corpo, como a região lombar ou membros inferiores. A sua indicação pode ser feita para lesões superficial ou profunda, para modificar a resposta neurológica, sendo que para cada uma delas, tanto a temperatura quanto o tempo de exposição ao banho serão diferentes, porque quanto mais baixa for a temperatura do líquido, maior será a velocidade de redução da interface e, consequentemente, maior a retirada de calor.
Não é certa a utilização do gelo, da compressão e da elevação somente por vinte minutos, em caso de lesões agudas para diminuição do edema, visto que este tempo não é suficiente para que ocorra redução do fluxo sanguíneo, da hemorragia e da hipóxia secundária. Segundo autores, a aplicação deve ser intermitente por trinta minutos, em qualquer segmento corpóreo, e por quarenta e cinco minutos, em musculatura de grande seção transversal, no intervalo de uma a duas horas sobre a pele nas primeiras 12-24 horas após a lesão. Para que ocorra a redução do edema é necessário alternância entre os exercícios físicos e o gelo, por causar interferência significativa no sistema linfático, já que se necessita da retirada de proteínas livres de pequena densidade molecular do local lesado, que só ocorre via sistema linfático, através da contração muscular (Knigth, 2000).
Campos (2002) apresentou trabalho em congresso cientifico demonstrando a eficácia da aplicação de bandagem crioterápica para redução de gorduras localizadas. O frio induz a termogênese química, cujo resfriamento leva as supra-renais a liberarem catecolaminas, que ao se ligarem a receptores beta adrenergéticos, estimulam a degradação dos triglicerídeos em ácidos graxos livres e glicerol, de forma sistêmica.
A lentidão da queda da temperatura muscular depende em grande parte da espessura da camada subcutânea de gordura.
Crioterapia na Estética
Iniciar com posição ortostática do paciente; pele higienizada e aplicar gel crioterápico ou bandagem crioterápica, por trinta minutos. Posicionar o paciente em decúbito dorsal, com elevação de mmii (membros inferiores) 30° e estímulos aos linfonodos inguinais, axilares, poplíteos e supraclaviculares. Não realizar nenhuma atividade ou aquecimento neste período; não cobrir ou aquecer a região; não tomar banho por duas horas; não tomar sol após a aplicação. Não esfriar áreas cardíacas, pulmonares, mamárias, útero e ovários.
Indicações da Crioterapia, segundo Kitchem (2003): para ptose tissular, adiposidade pouco túrgica e alteração circulatória leve ou moderada. Analgesia, alívio do espasmo muscular, diminuição da espasticidade, diminuição de edema pós-traumático e reeducação muscular.
Objetivos
Os objetivos da crioterapia são: reduzir o edema causado na região da lesão, diminuir o processo inflamatório, diminuir o espasmo muscular, provocar analgesia local e causar uma hiperemia no local para que seja oferecida a célula aporte de nutrientes para sua reconstrução após as micro-rupturas.
A crioterapia parece ter algum efeito sobre o espasmo muscular, dado que a vaso-constrição provocada pelo gelo reduz a hiperemia, promovendo ao mesmo tempo, a vasodilatação periférica compensatória reflexa.(Negrelli, 2001).
A Crioterapia é benéfica para recuperação de lesão muscular, devido aumentar o número de células de defesa, assim como diminuir a presença de edema.
Na aplicação da crioterapia, principalmente na fase aguda do trauma, observou-se que, em função das alterações fisiológicas provocadas pela crioterapia, tais como vasoconstriçäo e diminuição do metabolismo, os quais promovem redução do edema e da hipóxia secundária ocorridos na lesão primária, seus melhores resultados se fazem presentes, quando esta é aplicada na fase aguda do traumatismo. Evitando, desta forma, que a lesão se complique, favorecendo a mobilização precoce e a reabilitação. (Iserhard, 1993).
De acordo com Guirro (2002) e Campos (2003) são contra indicações da Crioterapia: gestantes em qualquer idade gestacional; cardiopatias congestivas descompensadas; hipotensão arterial descompensada; patologias vasculares descompensadas como flebites, tromboses, varizes; processos virais, inflamatórios, infecciosos; dermatites, dermatoses; durante o período menstrual; somente após três horas após a refeição; na região das mamas; neoplasias ou contraindicação médica; na intolerância ao frio ou alergia aos produtos utilizados; hipertireoidismo; gastrite aguda e úlceras; sobre a pele com psoríase e vitiligo.
Em algumas doenças são contraindicados o uso da crioterapia: Crioglobulinemia (uma doença caracterizada pela presença de uma proteína sanguínea anormal, que forma um gel, quando exposta a baixas temperaturas);
Fenômeno de Raynaud (é um episódio de constrição de pequenas artérias e arteríolas nas extremidades, que resulta em palidez e/ou cianose da pele, seguida por hiperemia e vermelhidão); Hemoglobinúria proximal fria (pode ocorrer depois de exposição local ou generalizada ao frio); Gota (um distúrbio metabólico que sofre importantes influências genéticas, manifestadas por níveis elevados de ácido úrico sérico, crises recorrentes de artrite aguda, formação crônica de agregados, agravada pelo frio).
São vantagens da Crioterapia
Pela sua capacidade em reduzir a atividade metabólica de modo que o órgão ou tecido que tenha lesão grave ou não receba irrigação suficiente, tenha melhores possibilidades de recuperação, é uma terapia muito utilizada por fisioterapeutas pelo baixo custo e fácil manuseio.(Andrews, 2000).
Atualmente a Crioterapia apresenta-se como o recurso lipolítico e para flacidez dérmica nos tratamentos estéticos corporais mais acessível, de baixo custo, praticidade e com eficiência de resultados.
São desvantagens da Crioterapia
A dificuldade de sua aplicação em regiões que apresentam clima frio. A crioterapia deve ser aplicada com cautela em indivíduo com hipersensibilidade ao frio, circulação defeituosa e doenças termo-regulatórias. O frio pode causar um aumento na pressão sistólica e diastólica transitória. Um monitoramento cauteloso deve ser feito se usar a crioterapia para pacientes hipertensos. A pressão arterial deve ser aferida antes e depois do tratamento. O tratamento deve ser suspenso se houver um aumento significativo da pressão arterial.
A cicatrização pode ser dificultada por baixas temperaturas. É prudente evitar aplicações de frio diretamente sobre uma ferida durante as 2 ou 3 semanas iniciais de cicatrização.
A aplicação da crioterapia por tempo prolongado, 1 a 2 horas, sobre um nervo periférico superficial, como exemplo a epicondilite medial do cotovelo ou cabeça fibular, pode levar a neuroplaxia.
A analgesia produzida pela crioterapia pode esconder dor induzida por exercícios, assim dando aos pacientes uma falsa segurança. Diminuir a temperatura das articulações pode aumentar a necrose. Assim, diminuindo o tempo de reação e a velocidade da mobilidade. Esse fato combinado com a analgesia, pré-dispõe o paciente a novas lesões. (Rodrigues, 2002).


1. Foto de uma Bandagem Crioterápica para Gordura Localizada e Flacidez Dérmica. Utilizada na finalização de tratamentos estéticos corporais.
Protocolo de Crioterapia Estética
- Limpeza da pele com Argila Verde + Grãos de Pó de Café + Água Filtrada. Aplicar, aguardar secar; umedecer as mãos e esfoliar a pele. Retirar o excesso com toalha úmida em água.
- Pinçar Ionto Corporal rico em Ginkgo Biloba, Guaraná e Dmae a 10%.
- Proteger a pele com Creme Corporal;
- Aplicar Gel Crioterápico. Enfaixar compressivamente com bandagem úmida em água. Membros inferiores elevados a 30°. Aguardar 20’ no mínimo.
Este protocolo poderá ser variado da seguinte forma:
- Aplicação somente de Gel Crioterápico com membros inferiores elevados a 30°;
- Aplicação de Gel Crioterápico + Argila Verde = Oligocrioterapia; mmii elevados a 30°;
- Aplicação de Gel Crioterápico + Argila Verde + Bandagem Compressiva Úmida com mmii elevados a 30°.
# Não realizar este protocolo associado a Termoterapia (calor).
Obs.: Orientar o cliente por duas horas a não tomar banho, não fazer caminhadas, massagens e eletrotepia.
Resultado Crioterapia após 10 sessões






Massagem com Pérolas a nova sensação do momento!!!


Em um segmento de mercado em que a maior dificuldade do profissional não é somente fazer bons cursos, oferecer sofisticados aparelhos e ter um local apresentável e sim manter o cliente assíduo aos tratamentos estéticos; é fundamental associar criatividade e embasamento científico, oferecendo possibilidades terapêuticas que façam o cliente sair da rotina e não desistir tão facilmente da terapia. Na intenção de aumentar essas possibilidades terapêuticas apresentamos a Massagem Corporal com Pérolas, técnica de baixo custo e de grandes resultados. Pode ser empregada como coadjuvante nos tratamentos de celulite, flacidez dérmica e gordura localizada. Pode ser aplicada isoladamente ou associada a outras técnicas corporais estéticas. Permite ao profissional de estética aplicar manobras de massagem modeladora associada / mesclada à drenagem corporal. O próprio profissional pode preparar o acessório, montando pulseirinhas de pérolas agrupadas num elástico, para facilitar as manobras e adequação ao tamanho das mãos do profissional.
A Massagem
As pérolas facilitam as manobras deslizantes e potencializam a ação da manobra de fricção, tão importante nos tratamentos corporais de celulite na liberação de aderências. O homem utilizava a massagem como recurso terapêutico desde os tempos pré-históricos. Foi descrita por Homero em 1200 A.C., e por Hipócrates em 460 A.C. Era usada nos banhos pelos gregos e romanos. Em tempos mais recentes foi desenvolvida e elaborada em alto grau por Ling na Suécia e Mezger na Holanda. Posteriormente seus defensores foram Weir Mitchel e Kellog nos Estados Unidos, e Cyriac e Mennel na Inglaterra.
A boa massagem nunca deve ser dolorosa, provocar hematomas, nem constituir manobra de esmagamento, mas sim, ser feita com toques e movimentos suaves, que resultem em sensação de bem-estar para quem está sendo massageado. A massagem é a linguagem do tato, sendo um conjunto de manipulações aplicadas no corpo para fins terapêuticos, desportivos, estéticos, reflexos e anti-stress. A massagem atua em várias camadas e tecidos: na epiderme o ato de fricção promove a remoção parcial das células queratinizadas, proporcionando um afinamento da camada córnea. Ocorre liberação de histamina, causando hiperemia, devido ao aumento da temperatura de 1 a 2 graus. Na derme por ser uma região vascularizada, acelera o intercâmbio metabólico no sentido de uma melhora na nutrição e eliminação de metabólitos, beneficiando o retorno venoso e linfático periférico. Quanto à hipoderme há estudos comprovados que a massagem não consegue solicitar o tecido gorduroso, sendo que a massagem vigorosa em áreas de acúmulo de gordura, pode desencadear uma hemorragia capilar e consequentes hematomas. A massofilaxia mobiliza o tecido gorduroso, sem solicitá-lo. No sistema nervoso, a massagem pode ter ação sedativa ou estimulante, conforme a técnica a ser empregada. No tecido nervoso beneficia a circulação e nutrição das células musculares.
Os efeitos fisiológicos da massagem são: relaxamento muscular local e geral; alívio da dor; aumento da circulação sanguínea e linfática; aumento da perspiração; aumento da nutrição tecidual; aumento da secreção sebácea; remoção de produtos catabólitos; aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; aumento da mobilidade articular; deslocamento, direcionamento e remoção de secreções pulmonares; estímulo de funções viscerais; estímulos de funções autonômicas; auxílio na penetração de fármacos; liberação de aderências.

Como efeitos terapêuticos da Massagem com Pérolas podemos considerar: Auxílio nos Tratamentos de Celulite, Gorduras Localizadas, Flacidez Dérmica e Relaxamento Muscular.
Divisão de Benefícios
Os efeitos da massagem podem ser divididos em circulatórios, neuromusculares e metabólicos. Quanto aos efeitos circulatórios há um aumento da velocidade do fluxo e da troca de substâncias com as células tissulares.
A massagem promove imediata e acentuada elevação no número de glóbulos vermelhos, com um aumento menor de hemoglobina. Quanto aos efeitos neuromusculares, a massagem apresenta efeitos benéficos pós-exercícios por aumentar a circulação com eliminação mais rápida de substâncias residuais, melhorando a nutrição das miofibrilas e eliminando o líquido extravascular, possibilitando um aumento na excitabilidade e contratibilidade. Com relação aos seus efeitos metabólicos a massagem abdominal estimula a diurese, acompanhada por elevada excreção de nitrogênio, fósforo inorgânico e cloreto de sódio.
Contra-Indicações da Massagem com Pérolas: Tumores benignos ou malignos; transtornos circulatórios graves; doenças da pele; cardiopatias congestivas graves; hiperestesia da pele; gravidez; processos infecciosos; fragilidade capilar; cirurgias patológicas recentes; qualquer contra-indicação especificada pelo médico.
Manobras Básicas

Deslizamento Superficial: Consiste em movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves, rítmicos, com pressão quase imperceptível e uniforme, sendo a direção indiferente, já que a pressão é insuficiente para afetar a circulação, embora promova vasodilatação capilar na circulação periférica por liberação de substâncias vasoativas.
Deslizamento Profundo:

Movimento exercido com suficiente pressão capaz de causar efeitos mecânicos reflexos, realizada no sentido da circulação linfática e venosa, melhorando a circulação e nutrição dos tecidos. Realizada com as mãos espalmadas em movimentos ascendentes, alternadamente, proporcionando descontração e relaxamento, com pressão média das mãos.
Amassamento:
Movimento de torção, melhorando a nutrição muscular e auxiliando a eliminação de aderências. É a mobilização do tecido muscular, eliminando os resíduos metabólicos.
Fricção:
São movimentos circulares, com ritmo e velocidade uniforme, com suficiente pressão para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo, liberando aderências. Com pressão média para suave, são movimentos circulares ou ascendentes ritmados.
Drenagem:
Movimentos lentos, suaves, ritmadas que auxiliam na reabsorção e eliminação de toxinas.
Indicações da Massagem com Pérolas: Celulite, flacidez dérmica, gordura localizada, tensão muscular e dor.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ESTETICISTAS UNIDOS !!!




Definição e História
A definição fornecida pelo conceituado Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é bastante esclarecedora e objetiva:
Estética - “Ramo ou atividade profissional que tem por fim corrigir problemas cutâneos, capilares etc., assim como conservar ou dar mais viço à beleza física de uma pessoa, por meio de tratamentos especiais”.
Ao longo dos anos, a história da Estética foi construída com muita luta e perseverança por um crescente exército de pioneiras que, de uma maneira informal, levava aos lares seus cosméticos e suas técnicas de embelezamento, retornando aos seus próprios lares com os proventos que lhes permitiam ajudar no orçamento doméstico.
Já naquela época, apesar de todas as adversidades enfrentadas, aquelas mulheres sonhavam com o dia em que a qualidade de seu trabalho, refletida no bem-estar proporcionado as suas clientes, seria reconhecida pela sociedade.
A história das esteticistas tem seu início na década de 60, quando Anne Marie Klotz, filha de um diplomata francês, nascida no Brasil, aprende o ofício na França e cria a primeira escola de estética no Rio de Janeiro - RJ, a escola France Bel, por onde passaram inúmeras profissionais que ainda hoje atuam na área. Coube também a Anne Marie Klotz a criação da FEBECO – Federação Brasileira de Estética e Cosmetologia.
Em 1968, o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – de Belo Horizonte - MG, implanta o primeiro curso Técnico em Estética Facial do país.
Em 1969, Waldtraud Ritter Winter – esteticista, austríaca, naturalizada brasileira, residente atualmente em Minas Gerais, aluna da Escola France Bel – aprende com o próprio criador, Dr. Emil Vodder, e traz para o Brasil a técnica de Drenagem Linfática Manual.
Em 1955, em um Congresso na Alemanha, a iontoforese foi apresentada pela primeira vez aos esteticistas, e o primeiro vapor de ozônio veio da França.
A primeira fábrica de aparelhos para a estética foi a Vigilex, que tinha em sua linha os seguintes aparelhos: Desincrustabel (corrente galvânica), Vacuobel (pressão negativa) e Fluxobel (alta freqüência). Anos depois, a AEMME, a Cosmocraft e a Pan Eletronic também desenvolveram aparelhos.
Em 1976, o SENAC recebeu a linha Payot, adquiriu a linha completa de aparelhos da VIGILEX e implantou o curso Técnico de Estética Corporal.
Mediante a crescente importância de suas atividades e as novas perspectivas que se configuravam no decurso das últimas décadas, os profissionais da Estética vêm se especializando e organizando como uma classe trabalhadora consciente de suas responsabilidades, qualificando e requalificando por meio de cursos de capacitação, seminários e congressos nacionais e internacionais.
Uma curiosidade é que os profissionais deste segmento foram os primeiros a utilizar o nome “Estética” para simbolizar suas práticas na busca da harmonia das formas e da beleza relativa.
Curso Superior de Estética
O ano de 2002 foi de fundamental importância, pois o Curso Superior de Tecnólogos em Estética e Cosmetologia foi autorizado pelo MEC, de acordo com a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Educação no 03, de 18 de dezembro de 2002, fundamentada nos Pareceres 436/2001 e 29/2002, com base na Lei Federal 9.394, de 1996, regulamentada pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004, permitindo, ainda, a realização de pós-graduação lato sensu (especialização) e strict sensu (mestrado e doutorado).
Essa história é bem parecida com a de tantos outros profissionais que iniciaram pelo curso técnico e hoje possuem a graduação superior, conseguindo, após muita luta, sua regulamentação, embora costume-se dizer que quando uma terra não tem dono, qualquer um pode dela se apossar e, depois de alguns anos, requerer o usucapião.
No passado, inúmeras tentativas de regulamentação não obtiveram o resultado esperado, mas atualmente, o Projeto de Lei 959/2003, que dispõe sobre as atividades do Técnico e Tecnólogo em Estética, aguarda a inclusão na pauta de votação da Câmara Federal.
Oportunismo
Diante dessa lacuna, no ano de 1997, os fisioterapeutas criaram uma pós-graduação (360 horas) em Fisioterapia estética, hoje dermato-funcional, desde então uma perseguição explícita, tem sido uma constante na vida dos profissionais da Estética, a saber:
- Ações judiciais com o objetivo de impedir que o SENAC-MS e a UNIANDRADE–SP ofertassem cursos de Estética (causas ganhas tanto pelo SENAC quanto pela UNIANDRADE);
- Tentativa de aprovação do projeto de lei 252/2003, em Curitiba-PR, pela obrigatoriedade de um profissional fisioterapeuta nos centros de estética (arquivado por unanimidade);
- Atualmente inúmeras fiscalizações e autuações nos centros de Estética de São Paulo, pela proibição do uso da eletrotermofototerapia para fins estéticos e da drenagem linfática. (Notificação Extrajudicial de Autuações, Abusivas, Arbitrárias e Ilegais contra os profissionais da área de Estética – Associação de São Paulo – http://febrape.blig.ig.com.br/).
A ação movida contra o SENAC gerou a homologação pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, reconhecendo que a profissão é também da área de saúde e atualmente o curso técnico já se encontra catalogado nesta área.
O Dicionário Médico Enciclopédico Taber define:
Fisioterapia - “Consiste na reabilitação envolvida com a restauração do funcionamento e prevenção e incapacitação em seguida a uma doença, lesão ou perda de parte do corpo”.
Apesar de a Constituição Federal garantir, em seu artigo 5º, que:
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...) XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;”
Encontramos na internet: (os grifos são nossos)
http://www.crefito3.org.br/publica
AGENDA%20RENOVA%C7%C3O%20PARA%20A%20FISIOTERAPIA.PDF
– PÁGINA 76
“Alertamos também a população que, no Brasil, a profissão de esteticista não está regulamentada por lei, não possuindo esta qualquer órgão fiscalizador.
Portanto pedimos à população que consulte um fisioterapeuta e/ou dermatologista antes de contratar qualquer serviço de estética, em caso de danos, materiais, físicos ou de exercício ilegal da profissão, denuncie os responsáveis ao crefito-3, para que possamos tomar as medidas civis e criminais cabíveis.” http://www.fisionet.com.br/materias/interna.asp?cod=236
“Departamento de Fiscalização (Defis) do Crefito-3 está notificando 400 donos de estabelecimentos que fazem o uso indevido do termo drenagem linfática e oferecem a técnica como se dela pudessem fazer uso.
A drenagem linfática, um dos procedimentos da Fisioterapia dermato-funcional, atualmente é oferecida em quaisquer spas ou salões de beleza e de cabeleireiros, mas durante décadas foi aplicada somente por fisioterapeutas especializados nessa área para tratar o inchaço decorrente de inflamações, chamadas de linfedema.” http://www.dee.ufcg.edu.br/~leocarlo/anapaula/_private/artigocrefito.pdf
“Há algum tempo, a técnica de drenagem linfática também vem sendo aplicada por esteticistas, que geralmente apresentam apenas alguns meses de curso prático sem embasamento da anátomofisiologia do sistema linfático. Apriore a aplicação desta técnica, de forma incorreta, por estes profissionais, em organismos saudáveis, não pode ser considerada como algo danoso à saúde do indivíduo tratado, devido à adaptação do próprio corpo às pequenas alterações no sentido linfático. Um fato comum é a indicação de esteticistas, por cirurgiões plásticos, a seus pacientes que se encontram no pós-operatório. Creio que isto se deva a má informação destes profissionais a respeito dos riscos a que estão expondo seus pacientes.
Creio que esteja na hora de delimitar o campo de atuação desses profissionais, e criar um sistema de fiscalização sério e rigoroso. Para isso, conto com apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO para que agilize, o mais rápido possível, a criação de leis que imponham limites na execução nas atividades dermato-funcionais, não pelo simples fato de estarmos buscando espaço neste novo campo de atuação, mas em respeito à saúde de nossa população, que desconhece os perigos que podem estar correndo.”
http://www.espacoviavida.com.br/?q=node/25
“Cerca de 1.300 estabelecimentos do estado de São Paulo que faziam o uso indevido do termo ‘drenagem linfática’ e ofereciam a técnica sem profissionais habilitados foram notificados pelo Crefito-3, até outubro de 2007.
Outras Pérolas
’É algo que diz respeito à saúde pública e é por isso que o conselho tem agido de forma implacável para informar a população do risco que ela corre’, ....
..., legalmente, apenas os fisioterapeutas e os médicos podem aplicar a drenagem linfática.
De acordo com o Departamento de Fiscalização do Crefito-3, muitos dos donos de estabelecimentos notificados não tinham conhecimento de que a técnica deve ser praticada por profissionais da saúde habilitados. Eles foram orientados pelo Crefito-3 a contratar fisioterapeutas para aplicar a drenagem linfática e outros procedimentos de eletroterapia.”
http://www.informecariri.com.br/index.php?view=article&catid=18%3Acoluna-saude&id=1815%3Alimpeza-de-pele&option=com_content&Itemid=28
“Vale ressaltar que a limpeza de pele mais profunda deve ser feita em clínicas ou institutos especializados onde os comedões (cravos) são retirados com a devida técnica e higiene que este procedimento exige.
O Fisioterapeuta dermato-funcional dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde e sem riscos. “É imprescindível a atuação multidisciplinar em que o Dermatologista atua juntamente como o Fisioterapeuta dermato-funcional, a fim de se obter um melhor resultado e um tratamento diferenciado, promovendo melhor qualidade de vida ao paciente.” http://dermato-funcional.blogspot.com/
“Ao contrário do que ocorre com a maioria das esteticistas, a fisioterapeuta dermato-funcional possui conhecimentos importantes sobre as patologias relacionadas à estética, além de um vasto conhecimento eletrotermofototerapêutico.
Abuso de Poder
Essas atitudes têm por finalidade difamação, calúnia, constrangimento e intimidação com intuito de englobar as atividades dos profissionais de Estética. Uma demonstração clara de abuso do poder e de inconstitucionalidade, pois fere direitos adquiridos.
As especialidades da Fisioterapia são as seguintes: acupuntura (não está proibida para outros profissionais de saúde, inclusive esteticistas), fisioterapia neuro-funcional, fisioterapia traumato-ortopédica funcional, osteopatia e quiropraxia (massoterapeutas também podem se especializar) e fisioterapia desportiva (http://www.coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=28#).
O reconhecimento da profissão de Estética está garantida por leis do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, em que a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, de nº 5161 – destaca entre os recursos de trabalho aparelhos de ultra-som, alta freqüência, estimulação russa, corrente galvânica, mantas térmicas, etc., além da drenagem linfática.
No MEC – Ministério da Educação e Cultura –, o curso Técnico em Estética está catalogado como área de saúde e a maioria dos cursos de Tecnólogos em Estética e Cosmetologia já teve seu reconhecimento, e muitos profissionais já cursaram (ou estão cursando) especialização, além do mestrado.
Por quê?
Da parte da Fisioterapia:
- Inúmeros cursos, mais do que a própria medicina, formando mais profissionais do que o mercado admite;
- Problemas salariais, inclusive planos de saúde que pagam quantias irrisórias;
- Tentativa de aumentar a área de atuação profissional.
Da parte da Estética:
- Demora na obtenção da regulamentação profissional;
- Devido a essa demora, falta de meios para exercer fiscalização dos profissionais, nos estabelecimentos e nos cursos;
- Oferta de cursos livres, presencial ou online, com promessa de formação profissional;
- Falta de empenho e união por parte dos profissionais;
- Empresários do setor de cosméticos, aparelhos de eletroterapia e eventos, cursos técnicos e universidades;
- Falta de apoio e participação ativa dos profissionais nas associações;
- Dificuldade das associações em arregimentar sócios;
- Associações com dificuldades financeiras;
- Estatuto das associações que permite que uma diretoria permaneça atuando por anos, sem a preocupação de preparar e de incentivar a renovação;
- Dificuldade de entendimento entre algumas associações e federação;
- Falta de apoio político por não haver pressão não só da classe, como de todos os setores envolvidos.
Comparando
O Curso Superior de Fisioterapia não possuía em sua grade curricular, até pouco tempo, qualquer matéria que habilitasse a trabalhar com estética. Hoje, alguns cursos acrescentaram algumas poucas informações. A pós-graduação é de 360 horas (geralmente 20 horas para cada matéria e um fim de semana por mês) com pouca, ou nenhuma, prática. O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmetologia é específico no estudo da pele e seus anexos, tendo em sua grade curricular todas as ciências necessárias para habilitar e fundamentar todas as práticas da profissão. Essas práticas são desenvolvidas em laboratórios específicos para atuar no atendimento facial, corporal e capilar, algumas possuem Clínicas-Escola, onde o atendimento às comunidades realiza um importante trabalho social. Alguns cursos já estão aumentando suas cargas horárias para três anos, sendo então considerado Bacharelado em Estética e Cosmetologia.
Estima-se uma média de 80 mil profissionais atuando legalmente no mercado (técnicos e tecnólogos). Com a regulamentação, os que não possuírem certificado de formação como técnico ou tecnólogo, terão que se submeter ao curso de equiparação.
Conclusão
O dia 20 de novembro foi instituído como o Dia do Esteticista. Esta matéria deveria ser comemorativa, mas diante da realidade que nos cerca, apesar de termos conhecimento, consciência e responsabilidade na execução de nossas atividades, não temos muitos motivos para festejar. Que este mês de novembro seja dedicado à reflexão e agradecimentos.
Aos profissionais e futuros profissionais:
- Qual a minha participação no processo de regulamentação?
- O que tenho feito para contribuir com a minha profissão?
- Tenho buscado aumentar minha capacitação teórica e científica para desenvolver melhor as minhas atividades?
- Participo de alguma entidade oficial que zele por meus direitos e os de minha classe?
- Tenho participado das reuniões dessas entidades, contribuindo com sugestões e/ou reivindicações?
- Tenho convocado outros profissionais a participar das entidades, com o objetivo de fortalecê-las?
- Conheço meus direitos e deveres?
- Tenho procurado divulgar que a formação profissional é obtida por meio do curso técnico ou tecnólogo e que cursos livres são apenas para reciclagens?
Aos setores que atuam na comercialização de cosméticos, aparelhos, eventos, cursos e universidades:
- O que temos feito para ajudar nesse processo de regulamentação, já que a classe dos esteticistas tem nos apoiado durante anos?
A nossa gratidão a alguns poucos empresários do setor e coordenadores de cursos técnicos e tecnólogos, que vêm participando ativamente na luta pela regulamentação, inclusive de reuniões em Brasília - DF.
Aos fisioterapeutas e suas entidades, tão perseguidos no passado e hoje perseguidores, uma frase:
“Acredito que virá o tempo em que a maior meta da humanidade será ajudar o próximo.” Dr. Emil Vodder
À Profª Rosí Garcias e aos funcionários da Revista Personalité, o nosso muito obrigado por todos esses anos de apoio profissional, não só pelas importantes informações que recebemos por meio desta publicação, que tem contribuído de forma significativa com a nossa formação, mas por permitir que nossa luta aqui tenha espaço.
Para finalizar, o nosso carinho e reconhecimento a todas as mulheres que escreveram seus nomes ao longo da história da Estética e que, com muita garra, perseverança e generosidade, nos ensinaram e ensinam suas práticas, tachadas de empíricas, mas que hoje, a quase totalidade dessas mesmas práticas, é explicada e utilizada dentro das universidades. Vocês são Honoris causa.