Stetic Cris

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Carambola

A deliciosa frutinha possui poucas calorias e é antioxidante

Com o calor que ainda está fazendo, nada melhor do que comer essa deliciosa frutinha para se refrescar. Além de possuir pouquíssimas calorias (aproximadamente 35 calorias em cada 100g), ela traz muitos benefícios para o nosso corpo. É rica em sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e em vitaminas A, C e do complexo B. 

A frutinha em forma de estrela é um maravilhoso antioxidante, porque possui polifenóis que ajudam a proteger as células contra a ação dos radicais livres e colaboram ainda na prevenção do envelhecimento precoce da pele, ajudando na preservação da aparência.  Além de consumida in natura, você pode fazer tortas, compotas, geleias, saladas e sucos com a carambola. Porém, pessoas que tem problemas renais devem evitar consumir a fruta. A carambola contém uma neurotoxina que é muito prejudicial para quem sofre dos rins, podendo provocar náuseas, vômitos e até mesmo confusão mental. As demais pessoas podem comer a vontade. 
 

Por Yasmin Barcellos.


 Um pouco da história dessa iguaria!

A caramboleira, pequena árvore da família da Oxalidáceas, é originária da Índia, tendo sido aclimatada no Brasil.
Durante séculos a caramboleira foi considerada uma árvore ornamental, chegando até 7 metros de altura.
Ela chegou ao Brasil somente em 1818 e foi introduzida em Pernambuco; segundo relatos foi lá que o povo começou a comê-la e assim passou-se a ver a carambola como uma fruta.
Posteriormente análises foram feitas e constatou-se que a fruta é rica em minerais, vitaminas, taninos e ácido oxálico, imprescindíveis para a saúde.
Porém devemos fica atentos que a  carambola é um verdadeiro veneno para pacientes que sofrem de insuficiência renal. O perigo se deve a uma substância tóxica chamada carambotoxina, existente em altas quantidades na fruta. Ao consumi-la, pessoas com problemas nos rins podem sofrer grave intoxicação, pois não são capazes de filtrar a toxina, que se espalha na corrente sanguínea e passa a afetar o sistema nervoso.
Porém os benefícios dessa fruta são incontáveis.
O simpático e apetitoso fruto da caramboleira, de nove científico Averrhoa carambola, é rico em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas como a A, B e C.
E das vitaminas encontradas destacamos: A (ótima contra infecções, protege a pele e a visão); as do complexo B (que dão disposição, pois auxiliam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras); e ainda a vitamina C (previne câncer, pressão alta e resfriados).
Os minerais presentes em maior abundância são: Cálcio (prevenção da osteoporose, combate a hipertensão), Ferro (previne a anemia) e Fósforo (estimulante neurológico).
É também indicado para combater febres, curar escorbuto e estimular o apetite, além de previnir o envelhecimento, por ser rica em polifenóis.
E ainda o suco da carambola pode ser esfregado na pele, pois devido a presença de ácido oxálico diminui a coloração das manchas senis (que aparecem com a idade).
Como vimos, trata-se de uma árvore ornamental, que possui um fruto que colabora com seu organismo de diversas formas, inclusive fortalecendo seu sistema imunológico. E além tudo isso a carambola possui somente 29 calorias para cada 100g de fruta.
É um fruto exótico e atrativo de uma espécie de árvore nativa da Indonésia e Índia, chamada de Averrhoa carambola. Tanto a árvore como seus frutos são populares em todo o Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e partes da Ásia Oriental. A árvore também é cultivada na Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil e nos Estados Unidos, no sul da Flórida e do Havaí.A árvore da carambola é de crescimento lento (perene) e caracteriza-se por ter tronco curto e bastante ramificado, possui uma forma espessa e suas folhas decíduas estão dispostas em espiral. Conseguem alcançar até 15 metros de altura aos 25 anos de idade. Os frutos são vistosos, com uma forma oblonga, possuem uma pele fina que varia de verde a amarelo, dependendo do grau de maturação. Quando imaturos são verdes, e atingem a cor amarela quando estão maduros e prontos para serem consumidos. É um fruto adstringente e suculento com sabor doce e azedo. Cortado em fatias em secção transversal o fruto tem a forma de uma estrela.A fruta é muito apreciada por ser saborosa, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), fonte de vitaminas A, C e do complexo B, e por conter baixas calorias (aproximadamente 35 calorias em 100g). A carambola ainda é rica em antioxidantes, por ser uma potente fonte primária e secundária de polifenóis antioxidantes. Oferece diversos benefícios para a saúde tais como: auxilia no combate a febre, é eficaz contra escorbuto e também é utilizada como estimulador de apetite. As sementes trituradas servem como um sedativo em casos de asma e cólicas. Porém, por ser uma fruta que contém ácido oxálico, pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de insuficiência renal, podendo produzir vômitos, causar náuseas e até mesmo confusão mental quando consumidas.A fruta é cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto, mas algumas vezes durante o ano todo. As formas de consumo de carambola são variadas e típicas de cada região. Geralmente as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geleias, gelatinas e caldas, e o suco da fruta é utilizado como tempero. A carambola ocasionalmente é usada para limpeza (o suco de fruta é usado para remover manchas) e polimento de metais.

Caipinha de Carambola!!!

Ingredientes:
  • 3 carambolas médias;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 copo (americano) de pinga;
  • 2 rodelas de carambola para decorar;
  • Gelo.
Modo de Preparo:
  • Bata as carambolas e o açúcar no liquidificador;
  • Coe e reserve;
  • Em uma coqueteleira coloque o suco da carambola, gelo e a pinga;
  • Bata por alguns segundos e sirva com gelo;
  • Decore com as rodelas da mesma.

Receitas de Mousse de carambola
Mousse de Carambola.












Ingredientes:

  • 8 carambolas picadas
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 3 claras
  • 10 colheres de açúcar
  • fatias de carambola para enfeitar

Modo de Preparo

Bata as carambolas no liquidificador com 4 colheres de água até que a mistura fique homogênea. Transfira para uma panela, acrescente o açúcar e misture. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até obter uma calda encorpada, parecido com uma geléia. Quando atingir este ponto, retire 4 colheres e reserve. Aumente o fogo e deixe até ferver. Bata as claras numa batedeira.Quando a calda ferver, retire do fogo e despeje sobre as claras que estão sendo batidas. Continue batendo até formar um merengue brilhante. Retire a tigela da batedeira e coloque a tigela numa vasilha grande com gelo, continuando a misturar até que o merengue esfrie.Reserve. Bata à parte o creme de leite para que aumente o volume e fique em ponto firme. Junte o creme de leite ao merengue e misture delicadamente por 1 minuto. Distribua o creme em taças individuais. Coloque uma estrela de carambola por cima do merengue em cada taça. Por cima da carambola, coloque um pouco da geleia reservada. Leve à geladeira e deixe por 2 h.






  • Suco refrescante de Carambola.DELICIA!!!

    É uma bebida muito simples e prática de ser feita, e exige ingredientes fáceis de serem encontradosAproveite a diversidade brasileira em frutas e prepare um delicioso Coquetel Tropical.
    Ingredientes
    • carambola cortada em fatias
    • 1 pedaço de melão em cubos
    • 200 ml de suco de abacaxi
    • 100 ml de gim
    • 2 cubos de gelo
    • açúcar a gosto
    Modo de Preparo
    Bata tudo no liquidificador: o melão, o suco de abacaxi, o gim e os cubos de gelo, até obter uma mistura homogênea. Se necessário, acrescente o açúcar. Despeje a bebida em um copo, e decore com uma fatia de carambola.