Stetic Cris

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

20 de novembro dia do Esteticista.



Hoje dia 20 de novembro comemora-se o dia do esteticista,profissional responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas.
O projeto de Lei nº 54, dos deputados estatuais Nivaldo Santana a Ana Martins, foi quem instituiu a homenagem aos profissionais esteticistas.

Curiosidades:


A origem da palavra "estética" vem do grego, aisthésis, de percepção e sensação.
Para a época, a estética era a filosofia que estudava a capacidade das coisas de serem belas e da reação do homem diante dessas belezas (arte no geral - pintura, literatura, escultura, etc).
Com Aristóteles, Platão e Plotino, a estética passou a ser estudada juntamente com a lógica e a ética, integrando os conceitos de que o bom, o belo e o verdadeiro formavam uma unidade
(a essência do belo só seria alcançada identificando-a com o que é bom, levando em conta determinados valores morais).Desde os tempos mais remotos da existência do ser humano, o conceito de beleza associado à estética existe. Os povos primitivos de todos os lugares do mundo pintavam o corpo e o rosto em ocasiões de celebração, de modo que ficassem mais "bonitos" ou "atraentes", dependendo da festa realizada. Além disso, suas esculturas e pirâmides são monumentos históricos de grande beleza e grandiosidade.Os egípcios são outra prova de que a estética não se resignava somente nas pinturas corporais, mas nas artes também.
As pirâmides e os templos criados na época serviam não somente de mausoléus para os faraós, como também de embelezamento das paisagens do deserto.
A estética foi levada adiante em todos os cantos do globo terrestre como uma forma de expressão de arte, mesmo na época em que a beleza não era fundamental (período Bizantino, na Idade Média) e forma de ornamentos de rituais de beleza, que foram evoluindo para o que conhecemos hoje como moda e estética

A todos os profissionais de Estética Parabéns pelo nosso dia.