Stetic Cris

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Poodle. Esse post é em homenagem ao meu Anjo enviado por Deus "Bob".




INFORMAÇÕES DA RAÇA:

Nome:
  Poodle

Cães de companhia.
Nome de Origem
: Caniche
País de origem:
França
Grau de Atividade
: Moderado a alto
Funções
: Companhia

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA:
 
Altura: Gigante (ou grande), variando de 45 à 60 cm na altura da cernelha;Tamanho médio, que varia de 35 à 45 cm na altura da cernelha;Tamanho miniatura (mini ou anão) entre 28 à 35 cm na altura da cernelha, e Toy, cujo cão mede no máximo 28 cm na altura da cernelha.
Peso: Varia de acordo com seu tamanho. De 2 a 25 kg.
Pêlo: Poodle de pêlo cacheado: pêlo abundante de textura fina, lanosa, bem encrespada, elástico e resistente à pressão da mão. Espesso, farto, de comprimento uniforme formando cachos iguais e geralmente penteados. O pêlo duro ao toque, com aparência de crina, é indesejável, sendo preterido diante de um exemplar que ostente uma pelagem com textura regulamentar. Poodle de pêlo encordoado: pêlo de textura fina, lanosa, fechada e abundante, formando cordões, de comprimento uniforme, bem característico. Pêlos de 20 cm, no mínimo. Quanto maiores mais valorizados. Os cordões laterais da cabeça podem ser presos, por elástico, acima das orelhas e, os do tronco, repartidos na linha do dorso caindo para os lados, para evitar uma pelagem em desordem.
Cores: Branco, abricó, castanho, cinzento e preto.


Sustenta a teoria de que o corte tradicional de sua pelagem em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pêlo de baixo era tosado para facilitar a natação do cão, mas as juntas, pulmões, coração e rins eram mantidos com pêlo alto para protegê-los do frio. O pompom no fim do rabo servia como uma "bandeira" para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água. Apesar de se achar que seja uma raça de origens francesas, muitas teorias afirmam que o Poodle é originário da Alemanha ou da Rússia, mas podendo vir da Ibéria. Raças relacionadas são o Cão de água Português e o Cão D'Água Irlandês.

O Poodle é um cão extremamente inteligente. Segundo Stanley Coren, autor do livro a "A Inteligência dos Cães", a raça ocupa o segundo lugar no ranking de obediência para o trabalho. Isso explica o fato de que a maioria dos cães de shows, circos, etc pertençam à raça, uma vez que são cães que aprendem muito rápido e fixam de maneira muito consistente as lições aprendidas. Mas, não foi apenas a sua inteligência, que levou o Poodle a conquistar destaque como cão de companhia. Seu temperamento brincalhão, divertido e carinhoso fez com que se tornasse praticamente um paradigma para os cães de companhia.

Mesmo com todas as qualidades da raça, como conseqüência da baixa qualidade da criação, muitos exemplares apresentam problemas sérios de comportamento, chegando mesmo a apresentar traços de agressividade contra o próprio dono e com outras pessoas, desobediência, teimosia, ciúmes quanto a objetos, isso sem falar do altamente indesejável excesso de latidos. Segundo diversos criadores, a maioria dos problemas de temperamento dos Poodles atinge de maneira mais evidente os exemplares dos tamanhos menores (toy e micro), justamente os mais comercializáveis. No entanto, além dos cuidados quanto à procedência do cão, é extremamente importante ressaltar o papel do dono em sua educação. Por ser extremamente inteligente, ele compreende que, se ele adotar comportamentos 'dominantes' em relação ao dono acaba sendo atendido. E é aí que o dono, procurando 'agradar' seu cão acaba por reforçar estes desvios de personalidade.

O Poodle é um cão muito especial, “só falta falar” nunca se considerará um cachorro, ele é parte da família! Esse animal adora carinho e detesta a solidão. Ao adquirir um Poodle nunca devemos esquecer que ele é um cão de companhia por excelência. Se as circunstâncias domésticas obrigam a deixar o Poodle sozinho durante muitas horas é melhor neste caso ter dois, assim um fará companhia ao outro.

É um animal de inteligência notável, ativo, carinhoso, alegre, dócil, obediente e afetuoso de fácil adestramento, apesar de não ser adequado como guarda, devido, sobretudo a sua docilidade, ele latirá se observar alguma coisa fora do comum.

Observará tudo com atenção e uma vez que aprenda um exercício nunca esquecerá. Adora ter seus brinquedos e faz questão de guardá-los num lugar especial, que pode ser a própria caminha. São um pouco temperamentais e caso lhe chame atenção muito forte, ficarão tristes, mas logo voltarão ao normal, o importante é que todos os membros da família o ensinem a se comportar corretamente, pois caso somente um lhe eduque e os demais só lhe façam afagos, ele nada aprenderá. Adaptam-se aos mais diversos donos em todas as idades. Possui uma grande capacidade de afeto e fidelidade e será o companheiro inseparável de toda a família.

Quanto a sua higiene é necessário banhos semanais e escovação freqüente, recomenda-se também tosas mensais para melhor manutenção do pelo.
 
 
"QUERIA AGRADECER A DEUS POR TER ME ENVIADO MEU MELHOR AMIGO E COMPANHEIRO O BOB NA ÉPOCA QUE MAIS PRECISEI DE AJUDA. ATÉ HOJE ELE É MEU MELHOR AMIGO E FIEL ESCUDEIRO, SEMPRE DO MEU LADO NAS HORAS QUE MAIS PRECISO.
BOB OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR NA MINHA VIDA, VOCÊ É MEU APOIO,MEU AMIGO MAIS FIEL E VERDADEIRO.
EU TE AMO MUITOOOOOO".
CRIS.

2 comentários:

  1. Maravilha a demostração de carinho com seu amigo Bob e as informações sobre a raça Poodle. Parabéns Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo Eduardo, não sou tão Expert nesse assunto como vc mais o amor ao meu Bobbynho me fizeram pesquisar sobre o assunto. Indico o seu blog www.revistabichosdeestimacao.blogspot.com.br aos amigos que assim como eu são fãs desses Pets adoráveis. Abração e volte sempre.

      Excluir

Nos ajude a melhorar o nosso Blog, sua opinião é muito importante para nós por isso comente.